Apresentação

Constituição do COSUD

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste – COSUD foi criado em Belo Horizonte, no dia 16 de março de 2019, com o objetivo de buscar políticas de integração para melhorar a qualidade do serviço público prestado à população do Sul e do Sudeste. Juntas, as duas regiões concentram 71% do PIB nacional e tem uma população de 108 milhões de habitantes. Entre as áreas prioritárias do consórcio estão a segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.

Confira o Protocolo de Intenções e o Termo de Compromisso assinados pelos sete governadores participantes.

 

Encontros

São Paulo/SP

O primeiro encontro dos governadores dos sete estados do Sul e Sudeste, bem como dos Grupos de Trabalho, ocorreu nos dias 26 e 27/04/2019, em São Paulo. Ao final do evento, foi divulgada a Carta de São Paulo, detalhando os compromissos assumidos.

Carta de São Paulo
 

Gramado/RS

O segundo encontro do Cosud contou com o envolvimento de secretários de Estado e governadores, reunidos em Gramado durante os dias 24 e 25/05/2019.

Carta de Gramado
 

Vitória/ES

Depois de um intervalo de três meses, a terceira reunião do Cosud teve lugar em Vitória, nos dias 23 e 24/08/2019, quando os governadores divulgaram a Carta de Vitória.

Carta de Vitória
 

Florianópolis/SC

Em outubro de 2019, nos dias 18 e 19, mais de 300 participantes estiveram reunidos em Florianópolis. Secretários de Estado, diretores de empresas públicas e autarquias avançaram na definição de pautas para atuação conjunta. Os primeiros termos de cooperação foram assinados e, ao final do encontro, os governadores mantiveram a tradição, divulgando a Carta de Floriao objetivo de buscar políticas de integração para melhorar a qualidade do serviço público prestado à população do Sul e do Sudeste. Juntas, as duas regiões concentram 71% do PIB nacional e tem uma população de 108 milhões de habitantes. Entre as áreas prioritárias do consórcio estão a segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.nópolis.

Carta de Florianópolis
 

Foz do Iguaçu/PR

Com destaque para a bioeconomia e a sustentabilidade, temas que permearam as discussões do Cosud realizada nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2020 em Foz do Iguaçu no Paraná, os Estados reafirmaram no documento o compromisso com o Acordo de Paris, além de se comprometerem a fomentar pesquisas científicas e novas tecnologias para aliar o desenvolvimento econômico à sustentabilidade ambiental.

Compromisso com o desenvolvimento sustentável, reformas estruturantes, proteção das fronteiras e um pedido para que o governo federal dê suporte aos estados para um possível enfrentamento ao coronavírus estão entre os principais pontos da Carta de Foz do Iguaçu.

Carta de Foz do Iguaçu

Programação desenvolvida